sábado, 27 de abril de 2019




foto

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, também conhecido sua pela denominação antiga (DSM IV):autismo, é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e ...



No dia 02 de abril, data marcada pela Conscientização Mundial do Autismo, Foz do Iguaçu passará a contar com a primeira entidade de apoio às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A solenidade de lançamento da Associação Solidária as Pessoas Autistas (ASPAS) acontecerá às 20 horas, na Fundação Cultural.
A criação da ASPAS vem sendo estudada há bastante tempo por um grupo mães e pais com filhos autistas. A primeira assembleia aconteceu em fevereiro deste ano, quando foi apresentado o Estatuto aos associados e feita à eleição da mesa diretora.
Com caráter solidário, a entidade vai oferecer acolhimento e orientações às famílias e tutores escolares, através de palestras e cursos de capacitação. Futuramente, pretende-se criar um centro de atendimento terapêutico e uma escola para autistas que não puderem frequentar a escola regular.
“Um grupo de pais e parentes de pessoas autistas, percebendo que inexistem recursos estatais e capacitação profissional para apoiar as famílias e tratar as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e considerando os altos custos dos tratamentos particulares, se  reuniu para criar uma Associação que oferecesse primeiro o acolhimento aos pais, um lugar de debates, de troca de informações, de palestras e conferências com profissionais altamente qualificados no assunto, tudo para facilitar o relacionamento da família com o autista”, explicou Joran Ribeiro, conselheiro fiscal da ASPAS e avô do pequeno Douglas, de 4 anos, diagnosticado com TEA.



sexta-feira, 26 de abril de 2019

BOM DIA !!! #SEMSANEAMENTO




#avenidajosuealvesmarques         



“Você sabe quais as consequências da falta de saneamento básico?

 No artigo de hoje, você vai conhecer as cinco principais decorrências da falta de saneamento.

O saneamento no Brasil é regulamentado pela Lei nº 11.445/2007 que estabelece o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).

Essa legislação determina diretrizes para o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de: abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.

Apesar da regulamentação, em 2016, o governo brasileiro admitiu que não conseguirá cumprir a meta de saneamento estipulada. De acordo com o Plansab, a meta era atender 90% do território brasileiro com o tratamento e destinação do esgoto e 100% com abastecimento de água potável até 2033.

Atualmente, 43% da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto. No norte do país, esse número sobe para 90%. Enquanto no Sudeste, apenas 17% dos cidadãos não têm acesso ao serviço.

Os dados da água são mais expressivos: 83,3% dos brasileiros têm acesso à água tratada, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Entretanto, ainda restam 35 milhões de pessoas sem este serviço no país.






#travessajosuealvesmarques   #qc

#tabuleirodomartins  #fotografandotudoBlick

#blogdoparizio  #infraestrutura





#avenidajosuealvesmarques   #saneamentobásico

#tabuleirodomartins  #fotografandotudoBlick

#blogdoparizio  #infraestrutura



#avenidajosuealvesmarques   #saneamentobásico

#tabuleirodomartins  #fotografandotudoBlick

#blogdoparizio  #infraestrutura



#avenidajosuealvesmarques   #saneamentobásico

#tabuleirodomartins  #fotografandotudoBlick

#blogdoparizio  #infraestrutura



#avenidajosuealvesmarques   #saneamentobásico

#tabuleirodomartins  #fotografandotudoBlick

#blogdoparizio  #infraestrutura



#avenidajosuealvesmarques   #saneamentobásico

#tabuleirodomartins  #fotografandotudoBlick

#blogdoparizio  #infraestrutura



#avenidajosuealvesmarques   #saneamentobásico

#tabuleirodomartins  #fotografandotudoBlick

#blogdoparizio  #infraestrutura

fotos de : RUBENS PARIZIO    26/04/2019


quinta-feira, 25 de abril de 2019

“Desperdício de água...


“Desperdício de água

Quando falamos em desperdício, geralmente o destaque vai para aquele produzido pela população, sobretudo no uso residencial. Os exemplos são vários, tais como escovar os dentes com a torneira aberta, usar muita água para lavar calçadas e veículos, deixar a torneira pingando, não conter vazamentos em casas e prédios, tomar banhos demorados, etc. Tudo isso, sem dúvidas, contribui para o aumento do desperdício de água, mas existem outras formas ainda mais graves que tornam o problema uma questão internacional relativa à disponibilidade de recursos hídricos.


A SITUAÇÃ DO CONSUMO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO BRASIL
“Olá leitor! Você conhece a atual situação do consumo e desperdício de água no Brasil? Sabe como grande parte da água distribuída é desperdiçada? No texto de hoje você irá aprender sobre os setores que mais demandam água e as formas de reduzir o desperdício.
É fato que ultimamente as campanhas de conscientização sobre a importância da água e consumo responsável cresceram significativamente. O aumento dessas ações é em razão do elevado consumo e desperdício que vem sendo discutida há anos.”











terça-feira, 23 de abril de 2019

CAMPO DO MARITUBA




“Para a maioria das pessoas, os urubus são aves feias, nojentas, sujas, que vivem em lixões e comem carniça. Essa má fama já existe a séculos, Charles Darwin, por exemplo, quando visitou a América em 1832 no Beagle, encontrou o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) e comentou: " - São aves nojentas, que se divertem na podridão".

Fonte: 
http://www.avesderapinabrasil.com/ 


© Aves de Rapina Brasil



#televisãovelha   #lixo   #sofávelho    #urubu    #descarteinadequado
#descarteirregular   #meioambiente   #faltadeeducação  #educaçãoambiental





#vendavais   #alagamentos   #tornados   #tsunamis   #terremotos
#fotografandotudoClick    #blogdoparizio




“Televisão de tubo é problema na hora do descarte

Metais pesados presentes no tubo de raios catódicos dificultam reciclagem

A chegada dos novos televisores de plasma, LED e LCD, modelos que são modernos, trouxe também um problema: o descarte de televisores antigos, surgidos no ano de 1923, mais conhecidos como televisores de tubo.

Componentes tóxicos e danos à saúde

Bário, Cádmio, Arsênio, Chumbo”

Leia mais ( texto acima )

 

 













“Pneu e Entulho: produção, descarte e reciclagem

Saiba mais sobre os resíduos de pneu e entulho

Pneu e entulho são resíduos de reciclagem complexa, mas já é possível destiná-los corretamente evitando uma série de problemas sociais e ambientais.

BORRACHA E O PNEU

A borracha natural é um polímero obtido da seiva da seringueira, árvore de origem amazônica, mas que ganhou o mundo, principalmente pela rápida adaptação que sofreu quando, na virada do século, foi plantada com sucesso nas florestas tropicais asiáticas.”


“As principais consequências do descarte de pneus no meio ambiente

As vendas de automóveis crescem a cada ano no Brasil. Saindo dos escombros financeiros causados pela crise, os brasileiros estão aumentando seu poder de compra e adquirindo veículos, alavancando o setor automobilístico no país. Contudo, mesmo com resultados positivos crescendo de um lado, há também um crescimento de resultados negativos, uma vez que o descarte de pneus usados se torna ainda mais forte.
Como o consumo deste material não é consciente, o descarte de pneus no meio ambiente se torna um hábito comum, gerando uma série de consequências ambientais, sociais, sanitárias e financeiras.”



fotos acima : RUBENS PARIZIO


domingo, 21 de abril de 2019

15 / 06 / 2015 CINCO MINUTOS DE CHUVA



15/06/2015  CINCO MINUTOS DE CHUVA

#infraestrutura   #blogdoparizio   #fotografandotudoClick

































15/06/2015  CINCO MINUTOS DE CHUVA

#infraestrutura   #blogdoparizio   #fotografandotudoClick